Grupos de Trabalho – Atualizado

Estes são os apresentadores de trabalho que enviaram os artigos em sua versão completa e participarão do Pré III ENPP:

  • GT 1: Análise de Políticas públicas: Agenda-setting, formulação, implementação e avaliação de políticas

Coordenadores: Felipe Brasil (UFSCAR) e Priscila Riscado (UFF)

Ementa:  O GT Análise de Políticas Públicas propõe-se a reunir trabalhos de diversas disciplinas que tenham como foco os processos de formação da agenda governamental, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, assim como questões acerca de seu impacto na sociedade ou no mercado. São pretendidos trabalhos que apresentem questões referentes a aplicação de modelos de análise de políticas, em quaisquer momentos de seu ciclo, assim como trabalhos que se utilizem de novas abordagens e metodologias emergentes no “campo de públicas” relevantes para o debate teórico da área. O GT procura reunir trabalhos que favoreçam a difusão de perspectivas teóricas diversas e recentes. Os temas privilegiados serão: Agenda-setting, Processo decisório; Processos de formulação. Burocracia e análises da implementação de políticas públicas, Elaboração e aplicação de Indicadores de políticas públicas; Avaliação e monitoramento, ferramentas e estratégias de pesquisa e modelos analíticos na análise das políticas públicas; análises de áreas substantivas das políticas públicas e a construção do “campo das públicas” emergente no Brasil.

Sessão 01:  Agenda, Formulação e Implementação de Políticas no Brasil –  07 de junho – Felipe Brasil

  • “MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS VINCULADO AOS PROCESSOS: UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA POLITICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO SETOR PUBLICO, UM ESTUDO DE CASO”. Lucimere Antunes Santos. UFRRJ.
  • “A INSTALAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DA UNICAMP EM LIMEIRA/SP – ENTRE INTERESSES E INTERESSADOS – A URBANIZAÇÃO COMO MEIO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS”. Murilo Santos da Silva. FCA/UNICAMP
  • “A BUROCRACIA DO NÍVEL DE RUA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA”. Lyzandra Borges de Souza. UENF.
  • “PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO AMAZONAS: A EXPERIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO”. Karine da Silva Araújo. UFRJ.
  • “O MODELO TARIFÁRIO DE FINANCIAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO E O VOLUME DE PASSAGEIROS EM SÃO PAULO”. André Doca Prado. UFRGS.

Sessão 02: Análise e Avaliação de Políticas – 08 de junho – Priscila Riscado

  • “O EFEITO DAS COTAS: DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES COTISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – CAMPUS RIO PARANAÍBA”. Thiago Rodrigues Silame. UFV.
  • “ANÁLISE DO CONTEXTO SÓCIOECONÔMICO E POLÍTICO E TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL DOS FUNDOS AMBIENTAIS BRASILEIROS PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO”. Mariana Machado. UFRJ
  • “A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DO PROGRAMA INCLUIR”. Rafaella Santiago Sousa. UFPI.
  • “CAPACIDADES ESTATAIS E POLÍTICAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UMA ABORDAGEM INSTITUCIONAL”. Gabriela de Jesus D’Amaral. EACH-USP
  • GT 2: Políticas Públicas e Movimentos sociais 

Coordenadores: Ricardo Agum (FIOCRUZ AM) e José Renato Santana Porto (UFF)

Ementa: O GT Políticas Públicas e Movimentos sociais, busca contribuir no debate frente a pertinência em se discutir práticas que advém das interfaces estabelecidas entre Estado e movimentos sociais no âmbito das políticas públicas. Diante das experiências contemporâneas de incorporação dos movimentos sociais no âmbito da gestão de políticas públicas, desencadeada, sobretudo, a partir de 2003, e, adicionalmente, em face aos retrocessos democráticos vivenciados no período mais recente, este grupo de trabalho tem como proposta dar visibilidade a pesquisas em curso ou concluídas que versem sobre os arranjos, os limites e possibilidades no diálogo entre movimentos sociais e Estado. A seleção dos trabalhos será objetivada, sobretudo, a grupos, atores e ações que discorram sobre a vulnerabilidade de determinados segmentos na busca de uma inserção no âmbito das políticas públicas.

Sessão 01: Políticas públicas e participação social no Brasil e América Latina – 07 de junho.

  • “DAS QUALIDADES DEMOCRÁTICAS AS INFLEXÕES DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICAS NO BRASIL” – Cícero Francisco Alves Junior. UFF.
  • “A PROTEÇÃO DOS VENEZUELANOS NO BRASIL: EM BUSCA DE NOVAS ALTERNATIVAS ÀS POLITICAS MIGRATÓRIAS” – Ana Paula Teixeira Delgado. Estácio
  • “DITADURA ARGENTINA: A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E OS OLVIDADOS” – Maria Clara Soprani Valente Muniz. UFRJ.
  • “DE PROGRAMA INDUTOR À POLITICA PÚBLICA MUNICIPAL: MAIS HISTÓRIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL.” Gisele Bastos Tavares Duque. Unirio.
  • “POLÍTICA MUNICIPAL E POLÍTICA FEDERAL: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM ANGRA DOS REIS/RJ”. Marcio Bernardino Sirino. Unirio
  • “O CRÉDITO CONSIGNADO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS COMO POLÍTICA PÚBLICA DE 2003 A 2008” – Ary Jorge Aguiar Nogueira. Unirio

Sessão 02: Relações Sociedade-Estado nas políticas públicas – 08 de junho

  • “A LEGALIZAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA (?): O PAPEL DO ATIVISMO CANÁBICO PARA O ACESSO À SAÚDE E RESPEITO AOS DIREITOS INDIVIDUAIS.” – Monique Fernanda de Moura Prado. UFF.
  • “POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS: INSTITUIÇÕES, USUÁRIOS E MACONHA MEDICINAL” – Yuri José de Paula Motta. UFF.
  • “A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NA COMUNIDADE CAIÇARA DA PRAIA DA LONGA EM ANGRA DOS REIS/RJ” – Suelen da Silva Chrisostimo. UFSCAR.
  • “DESAFIOS E GARGALOS NA REDE DE POLITICAS PÚBLICAS NO FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NO NORTE FLUMINENSE” – Valdir Júnio dos Satos. UCM.
  • “MANGUINHOS EM CENA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA E PROTAGONISMO JUVENIL” – Karen Kristien Silva dos Santos. UFF.
  • GT3 – Estado, Governo e Políticas Públicas

Coordenadores: Andres del Rio (UFF) e Soraia Marcelino (UFF)

Ementa: O GT “Estado, Governo e Políticas Públicas” pretende promover o debate sobre diferentes aspectos das políticas públicas, tais como a estrutura do Estado e as diretrizes do governo na sua formulação e implementação em contexto de crise atual com realce para a interação e conflitos entre os agentes estatais, burocracia, governo, atores econômicos e os diversos grupos sociais. O GT pretende atrair trabalhos das diferentes áreas que compõem o campo de públicas, e almeja acolher diversas formas de análises e metodologia: estudos de casos de políticas específicas, análises comparadas, interação entre diferentes atores de governo, métodos qualitativos e quantitativos, entre outras abordagens. Enfim, o GT pretende abarcar os desafios das políticas publicas em tempo de crise e quebra institucional, e suas interações entre o estado, governo e atores do cenário político.

Sessão 01: Estado, mundo do trabalho e Politicas Publicas – 07 de junho – Andres Del Rio e Rafael Vieira

  • “GESTÃO DOS CONTRATOS TERCEIRIZADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 2013 A 2016”. Bárbara Oliveira de Morais. UFF.
  • “EMPREGO PÚBLICO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE DA PROFISSIONALIZAÇÃO DA BUROCRACIA (2000-2016)”. Maycon Rohen Linhares. UENF.
  • “A NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA BAIXADA FLUMINENSE: O CASO DE DUQUE DE CAXIAS”. Camila Maura Moreira da Silva. Unigranrio
  • “REFORMAS ADMINISTRATIVAS EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: DESENVOLVIMENTO; FEDERALISMO E ATUAÇÃO ESTATAL”. Irineu Belo Balbi. PUC.

Sessão 02: Politicas Sociais, Gestão e Politicas Publicas – 08 de junho – Soraia Marcelino e André Rodrigues

  • “PARTIDOS POLÍTICOS E POLÍTICAS SOCIAIS”. Ana Caroline Cardoso de Siqueira Martins. UFF.
  • “DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO PERÍODO DOS GOVERNOS LULA E DILMA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA PARA O BRASIL, ESTADO DO RIO E CAMPOS DOS GOYTACAZES”. Nayanna Cardoso de Brito. UFF.
  • “DEMOCRACIA E POLITICAS SOCIAIS EM PAÍSES EMERGENTES”. Joana da Costa Macedo. SEEDUC’

Deixe uma resposta

Scroll To Top