Apresentação

A Terceira edição do Encontro Nacional de Políticas Públicas III ENPP será realizada entre os dias 17 e 19 de Abril de 2018 na EACH-USP. Nessa edição, o evento trará como tema principal de debates “Políticas públicas em contexto de instabilidade política: crise e retrocesso no horizonte?”

O III Encontro Nacional de Políticas Públicas traz a proposta de discutir os desafios de se estudar e fazer políticas públicas em contexto histórico de grande instabilidade, tanto política como econômica. No atual contexto, as bases institucionais e sistêmicas que antes se achavam previsíveis e fixas, se mostram movediças e inconstantes. Que forças políticas e econômicas são essas que penetram nas instituições, desestabilizando a democracia e o arcabouço das políticas públicas? Faz-se urgente a discussão dos caminhos teóricos, analíticos, epistemológicos e metodológicos para que o campo das políticas públicas produza conhecimento que traga elementos explicativos relevantes. Este Encontro é um tijolo na construção de um horizonte de debates, e por que não dissensos, orientados academicamente para apontar agendas múltiplas de pesquisas afinadas com os atuais desafios.

O evento é composto por 2 Conferências (Abertura e Encerramento), 3 Sessões de Apresentações de Trabalhos em 4 Grupos de Trabalhos (GTs) distintos, 2 Mesas de Debates e muito, muito, muuuuuito debate.  A EACH USP agrega um dos primeiros cursos de graduação do país com a nomenclatura de Gestão de Políticas Públicas. Também possui cursos de pós-graduação na área e uma equipe de docente altamente reconhecida, o que torna essa edição do evento muito especial.

Conheça um pouco do histórico do evento e venha participar dessa oportunidade única de aprendizado. Esperamos por vocês!!!

O Encontro Nacional de Políticas Públicas foi criado em 2014 e se consolidou com importante espaço de debate no campo de públicas do país. Em sua primeira edição, o público foi de mais de 500 pessoas neste evento, sendo 400 alunos de diversas partes do país, representados por delegações de universidades, tais como Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e universidades do Estado do Rio, tais como Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), etc.  No ano de 2015 foi realizado o Pré II Encontro Nacional de Políticas Públicas, em Angra dos Reis, em que se debateram vários temas relacionados ao campo de públicas. Neste momento decidiu-se pela Instituição que sediaria a segunda edição do evento: a UNESP Araraquara.

O II Encontro Nacional de Políticas Públicas (II ENPP), ocorreu entre os dias 07 e 09 de Junho de 2016, organizado pelo Departamento de Administração Pública da UNESP Araraquara, Curso de Administração Pública da UNESP Araraquara, PET – Administração Pública da UNESP Araraquara, CAAP – Centro Acadêmico de Administração Pública da UNESP Araraquara, PAULISTA JR – Empresa Júnior da UNESP Araraquara, GETAPP- Grupo de Pesquisa em Teorias da Administração e Políticas Públicas (CNPQ) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlos (SP).

 

Scroll To Top