Grupos de Trabalho

Nos períodos da manhã dos dias 08 e 09, o evento contará com Grupos de Trabalhos (GTs), os quais serão divididos em sessões de apresentação durante duas amanhãs, com duração de duas horas e meia cada. As temáticas serão divididas conforme as linhas de pesquisa apresentadas durante o processo de submissão de trabalhos, ou antecipadamente, de acordo com os temas frequentemente trabalhos na área de políticas públicas. Os papers serão selecionados pelo comitê científico do evento e cada GT contará com até 14 trabalhos. Cada apresentador terá até 20 minutos para a exposição e os trabalhos deverão ser enviados completos conforme edital, para que sejam publicados nos anais do II ENPP. Depois de apresentados, os trabalhos serão debatidos pelos professores convidados e alunos de pós-graduação responsáveis por cada GT. Nos Grupos de Trabalho aceita-se apresentações de graduandos, graduados, pós-graduando(a)s, doutore(a)s e professores.

TRABALHOS SELECIONADOS: Programação Versao FINAL

GRUPOS DE TRABALHO:

  • GT1   Direito e Políticas Públicas

    O GT Direito e Políticas Públicas aceita trabalhos teóricos e empíricos que relacionem a grande áera do direito com a área de políticas públicas. Estudos sobre Judicialização da política, produção legislativa relacionada às políticas públicas, estudos da Constituição e da Constituinte. Estudos de casos de produção de leis e decisões que impactem as políticas públicas em qualquer fase de seu ciclo.

     

    GT 1 Final

  • GT2 –  Partidos e Políticas Públicas

    O GT Partidos e Políticas públicas aceita propostas que discutam a relação entre os partidos políticos, a estrutura partidaria, suas convenções, reuniões e planos, na produção, monitoramento e avaliação de políticas públicas, Serão aceitos trabalhos teóricos, empíricos que se utilizem de diversas metodologias, tais como a anáise documental, análise de discurso, métodos comparados, para pensar os partidos políticos como atores importantes do processo de políticas públicas.

     

    GT 2 Final

  • GT3 – Participação, Políticas Sociais e Políticas Públicas

    o GT3, Participação, Políticas sociais e Políticas Públicas, pretende debater questões relacionadas às políticas sociais e à participação popular nos processos de políticas públicas. Serão aceitos trabalhos das mais distintas políticas sociais, com destaque para políticas intersetoriais e políticas participativas. Estudos de caso e estudos teóricos sobre políticas de transferência de renda, políticas de moradia e assistência, bem como estudos sobre processos participativos em políticas terão destaque nesse GT

    GT 3 Final.

  • GT4 – Gestão, Planejamento e Orçamento Públicos

    O GT Gestão, Planejamento e Orçamento Públicos, aceitará trabalhos vinculados aos processos da Administração pública nos três níveis de atuação: Federal, Estadual e Municipal. Reformas administrativas, projetos de gestão e planejamento, redesenhos de processos e análises de orçamentos e gastos públicos são o foco do GT. Também terão lugar no GT análises e estudos de caso de parceria público privado, processos de licitação pública e estudos sobre gastos públicos.

     

    GT 4 Final

  • GT5 – Sustentabilidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas

    O GT5 se dedica aos estudos e aos debates acerca da sustentabilidade, do meio ambiente e de todas as políticas que envolvam a relação entre sociedade e ambiente.Estão inseridos nesse GT trabalhos sobre estudos urbanos e regionais, estudos sobre as ruralidades e a produção de políticas públicas, análises de políticas de resíduos sólidos, usos e recusos naturais, água, energia, petróleo, bem como os atores estatais e sociais envolvidos nesse processos, tais como comunidades ribeirinhas, quilombolas, áreas de risco, entre outras.

    GT 5 Final.

  • GT6 – Desenvolvimento e Políticas Públicas

    O GT6 – Desenvolvimento e Políticas Públicas estabelece a relação entre economia e política por meio das políticas públicas. Nesse GT serão aceitos trabalhos sobre política econômica, políticas públicas de desenvolvimento econômico e social, tais como políticas de acesso ao ensino superio, políticas de saúde e de desenvolvimento humano. São esperados trabalhos que discutam reflexões teóricas e empíricas as mais distintas noções de desenvolvimento e suas relações entre sociedade, Estado e Mercado.

     

    GT 6 Final

 

——

Normas para envio de trabalho completo

Scroll To Top