I ENPP

 

 

O I Encontro Nacional de Políticas Públicas (I ENPP) foi realizado no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF)., entre os dias 16 a 18 de setembro de 2014. O evento, organizado pelo Instituto e desenvolvido a partir do curso de graduação Políticas Públicas presente no mesmo Instituto apresentou os principais aspectos presentes no debate acerca do tema do desenvolvimento e implementação das políticas públicas no contexto brasileiro. Ademais, o evento teve como objetivo central promover ampla reflexão acerca da elaboração de políticas públicas no Brasil, privilegiando o enfoque em trabalhos e apresentações que tiveram como foco de análise ações que se relacionem á construção e implementação de políticas públicas de caráter social – tais como saúde, educação, trabalho etc – que buscam contemplar as demandas da sociedade de forma profunda, compreendendo seus dilemas e suas controvérsias. Concomitantemente, pretendeu-se também destacar a urgência na interação entre a universidade e a comunidade – em especial as comunidades circunvizinhas (ou comunidades de entorno) das universidades localizadas no interior do país. A coordenação geral do evento ficou a cargo da professora Drª Priscila Riscado (IEAR/UFF).  Os demais coordenadores foram os professores Dr.º Andrés Del Rio e Dr.º Marcos Marques. A coordenação discente do evento foi feita por Júlio Cesar Fernandez Vieira, bolsista de extensão atuante no projeto

O evento, de abrangência Nacional, foi dividido em três partes: Minicursos, realizados na parte da manhã; apresentação de trabalhos de discentes (incluindo graduandos, mestrandos e doutorandos), no turno da tarde; e as Conferências, realizadas a noite.

Os minicursos foram proferidos pelos professores Felipe Brasil (UFSCAR/Unesp Araraquara), Maria Aparecida Alves (UFF ANGRA) e Paulo Gajanigo (UFF CAMPOS).  As apresentações de trabalho foram divididas em três eixos temáticos: o primeiro deles “Políticas Públicas no Brasil” teve como debatedores os professores Ricardo Agum Ribeiro (USP/Fiocruz AM) e Elionaldo Julião (IEAR/UFF). O segundo “Análise e Avaliação de Políticas Públicas” teve como debatedores os professores Vitor Peixoto (UENF) e  Soraia Marcelino (IEAR/UFF). O terceiro eixo, intitulado “Políticas Públicas e Direitos Sociais” teve as professoras Onete Lopes (IEAR/UFF) e Monique Menezes (UFPI)

As conferências foram realizadas no turno da noite, no salão principal do iate clube aquidabã, em Angra dos Reis. A conferência de abertura, intitulada “Políticas Públicas no Brasil: principais desafios no cenário atual” foi ministrada pela  Profª Dr.ª Celina Souza (UFBA/IESP/IUPERJ) O debatedor da conferencia foi o Profº Dr.º Carlos Henrique Aguiar Serra (PPGCP/UFF). Ao final da noite foi realizado Coquetel e lançamento de livros. Na segunda noite do evento a conferencia teve como tema “Estado, Atores Privados e Políticas Públicas”. Os conferencistas foram a Profª Dr.ª Monique Menezes (UFPI) e Pedro França, Diretor presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Bacia da Ilha Grande – CBHBIG. O debatedor da conferência foi Vinicius Boechat Tinoco, representante da Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro – Governo do Estado do RJ. Na última noite, o encerramento do evento teve como conferencista o Profº Dr.º Odilon Guedes Pinto Junior (Faculdades Osvaldo Orçamento Público e Cidadania: reflexões sobre o contexto no Brasil contemporâneo”. Os debatedores da conferência foram os professores Dr.º Ricardo Agum Ribeiro (USP/Fiocruz AM) e Profº Dr.º Andrés Del Rio (IEAR/UFF).
Os números do I ENPP demonstra um pouco sua abrangência: o evento teve 320 inscritos, sendo estes compostos em sua maioria por alunos de diversas universidades do país. Entre estes, tivemos presentes no evento estudantes das seguintes universidades:  Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Norte Fluminense (UENF) Universidade Federal Fluminense (UFF)

Para a realização do evento, contamos com 15 voluntários- todos graduandos do Bacharelado de Políticas Públicas – realizado no campus da Universidade Federal Fluminense de Angra dos Reis e um bolsista de extensão, que foi o coordenador discente do evento.

O evento foi realizado pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) e pela Pró-reitoria de extensão (PROEX) da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento contou com o apoio da a Fundação Euclides da Cunha (FEC) e da Prefeitura de Angra dos Reis (PMAR).

 

Scroll To Top