Normas para envio de trabalho completo

NORMAS PARA ENVIO DE TEXTOS COMPLETOS”

Todos os trabalhos devem ser digitados em Microsoft Word, ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão “doc”), fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações diretas com mais de três linhas e das notas de rodapé), espaço 1,5 entre linhas e parágrafos (exceto para citações diretas com mais de três linhas). As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

Dimensão
Os ARTIGOS deverão ter no mínimo 18 e no máximo 25 laudas (incluindo resumo, quadros, tabelas, notas e referências). Os resumos em português e em inglês não devem ultrapassar 150 palavras cada e as palavras-chave devem ser de no máximo 5. As citações e referências deverão seguir o modelo ABNT (NBR 10520:2002 – Citações e NBR 6023:2002 – Referências. As informações a respeito de dados do/a autor/a devem constar apenas na página eletrônica de cadastro dos autores.

Organização
A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:
– TÍTULO (centralizado, em caixa alta);
– RESUMO (no máximo 150 palavras);

– PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras, uma linha abaixo do resumo), escritas no idioma do artigo);
– TÍTULO EM INGLÊS (centralizado, em caixa alta)
–  ABSTRACT e KEYWORDS (versão para o inglês do Resumo e das Palavras-chave)

– TEXTO
– REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto).

Recursos tipográficos
O recurso tipográfico Negrito deve ser utilizado para ênfases ou destaques no texto, enquanto o recurso Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeira e para títulos de obras citados no corpo do texto. Recomenda-se que o recurso negrito seja usado com parcimônia.

Notas de fim
As notas devem conter somente informações substantivas, utilizando-se os recursos do Microsoft Word, em corpo 10, não devem ultrapassar três linhas e devem vir ao final do texto e não no rodapé das páginas.

Citações dentro do texto
Nas citações diretas feitas dentro do texto, de até três linhas, e entre aspas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo SOBRENOME, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação e página (SILVA, 2000, p. 12). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: “Silva (2000) assinala…”. Nas citações diretas, é necessária a especificação da(s) página(s) que deverá(ão) seguir a data, separada por vírgula e precedida do número da página. com p. (SILVA, 2000, p.100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (SILVA, 2000a).

Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000).

Citações destacadas do texto
As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas (NBR 10520 da ABNT, de agosto de 2002).

REFERÊNCIAS
Todas as referências que foram citadas no texto serão indicadas de forma completa ao final do artigo, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço 1,5 cm entrelinhas. Não colocar asterisco, traço, ponto ou qualquer marca no início da referência. Exemplos:

Livros:
SOBRENOME do autor, Nome. Título da obra (negrito): subtítulo. Número da edição (se não for a primeira). Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:
SOBRENOME do autor, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, Ano de publicação. Número e/ou volume, página inicial-final do capítulo.

 

Artigos em periódicos: 
SOBRENOME do autor do artigo, Nome. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade de publicação, volume, número, páginas inicial – final do artigo, ano de publicação.

Dissertações e teses:
SOBRENOME do autor, Nome. Título da tese: subtítulo. Ano de defesa. número de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Dissertação (Mestrado), Tese (Doutorado) – Instituto ou Faculdade, Nome da instituição por extenso, Cidade, Ano.

Artigos em jornais/revistas:
SOBRENOME do autor do artigo, Nome. Título do artigo. Nome do jornal, Cidade de publicação, data de publicação (dia mês abreviado e ano). Caderno, páginas inicial – final do artigo, ano de publicação.

Entrevistas:
SOBRENOME do entrevistado, Nome. Título da entrevista. [mês abreviado e ano da entrevista]. Entrevistador: Nome do entrevistador na ordem direta. Nome do jornal/revista, Local de publicação, página onde aparece a entrevista, dia mês abreviado e ano da publicação.

Eventos:
SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número de ordem do evento seguido de ponto, ano da realização, Cidade. Nome da publicação dos trabalhos. Local da publicação: Editora, ano da publicação.

Publicação on-line:
SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo/matéria. Nome do site, Local da publicação, dia mês abreviado e ano da publicação. Disponível em: <endereço eletrônico completo para acesso ao artigo/matéria>. Acesso em: dia mês abreviado e ano do acesso.

As normas Técnicas  (ABNT) <http://www.abnt.org.br> que devem ser consultadas caso não seja encontrado no presente modelo o exemplo necessário.

Scroll To Top